Receba os nossos conteúdos
diretamente no seu e-mail.

26 / 03 / 24

Recentemente, um estudo realizado nos Estados Unidos revelou um comportamento surpreendente entre os jovens recém-formados da geração Z: eles estão levando seus pais para participar de suas entrevistas de emprego. De acordo com a pesquisa, conduzida pela revista on-line universitária Intelligent e baseada em entrevistas com 800 gestores, diretores e executivos responsáveis por contratações, essa prática ocorreu em cerca de 20% das empresas consultadas.

Além desse comportamento inusitado, os jovens da geração Z também têm sido alvo de críticas por outros aspectos de seu comportamento no ambiente de trabalho. O estudo apontou que muitos desses jovens têm dificuldades em se adaptar às normas e expectativas do ambiente profissional, como o uso de roupas inadequadas (citado por 47% dos entrevistados) e a falta de habilidades de comunicação (52%).

Essas críticas incluem também a dificuldade em cumprir horários, lidar com a rotina estabelecida, habilidades de comunicação, desafios em gerenciar a carga de trabalho e uma tendência a se ofenderem facilmente. Este cenário levanta questionamentos importantes sobre a preparação e a maturidade desses novos profissionais.

No Brasil, esses comportamentos também são observados, com diversos profissionais de RH apontando situações semelhantes nos processos seletivos.

Diante desse cenário, como os jovens podem se preparar para se destacar em entrevistas de emprego e conquistar oportunidades no mercado de trabalho? Selecionamos algumas dicas para colocar em prática! Continue a leitura.

Dicas para se sentir seguro na entrevista de emprego:

Conheça a empresa: antes da entrevista, faça uma pesquisa detalhada sobre a cultura e os valores da empresa. O conhecimento aprofundado do contexto ajudará você a responder às perguntas de forma mais precisa.

Pratique: realizar uma simulação de entrevista com um amigo ou familiar pode ser muito útil para se familiarizar com o processo e ganhar mais confiança.

Prepare-se para as perguntas: antecipe possíveis perguntas e prepare suas respostas. Repita as respostas em voz alta para aprimorá-las e aumentar sua confiança.

Seja você mesmo: Por fim, lembre-se de ser autêntico durante a entrevista. Mostre quem você é e como suas habilidades e experiências podem contribuir para a empresa.

Com essas dicas, você estará mais preparado para enfrentar uma entrevista de emprego com confiança e conquistar o tão desejado sucesso profissional. Conte com a Santivo!