Receba os nossos conteúdos
diretamente no seu e-mail.

06 / 03 / 24

Todos nós sabemos que muitos candidatos colocam no CV inglês fluente, mesmo não tendo, só para passar da primeira triagem. Candidatos fazem isso, empresas sabem disso, mesmo assim nada é feito de ambos os lado, e todos acabam perdendo tempo precioso na procura de profissionais/emprego.

Mas como um processo tão importante pode começar assim – com uma declaração que pode não ser verdadeira?

Será que isso aumenta as minhas chances de ser selecionado para o próximo estágio? Será que isso é necessário ou há outra maneira de chamar atenção e passar pelo primeiro filtro?

Em nosso webinar mais recente compartilhamos pontos importantes e damos muitas dicas para não somente evitar o que todos fazem, mas fazer as coisa da sua maneira – a única que da certo de verdade!

Como sempre, você é sempre o centro de tudo, e sendo o centro de tudo você decide o que funciona e não funciona.

Confira abaixo!

Os 3 Cs

1 – Congruência

Semelhança ou equivalência de características; de essência correspondente; conformidade.

Semelhança significa que alguns critérios seus são 50/50 iguais ou semelhantes a os critérios de terceiros, seja uma empresa, um chefe, um colega de trabalho ou amigo.

Mas isso só funciona de verdade se eu souber quem eu sou, quais são as minha limitações, e minhas forças e fraquezas. Sem esse auto conhecimento é impossível saber se há semelhanças ou não com qualquer terceiro.

O caminho do auto conhecimento sempre começa com algumas perguntas básicas … Porque eu gosto disso? … Porque eu faço algumas coisas perfeitamente e outras nem tanto? A jornada das respectivas respostas é aonde lições são aprendidas e repostas são automaticamente encontradas.

Repare nessa definição que a semelhança é de característica, de essência, e conformidade. O caminho da auto descoberta deve incluir essas ‘pedras de milha’ na sua jornada de vida e profissional.

2 – Convergência

“Condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões.”

Qual seria o ponto ou objetivo de convergência de opiniões?

Como foi falado anteriormente, você deve saber aonde está indo para alinhar sua jornada com a empresas que você quer trabalhar.

Imagine duas estradas distantes um da outra, com caminhos e obstáculos diferentes, mas ambas levam para o mesmo destino.

É assim que deve a sua jornada: sempre alinhada igualmente com tudo que é importante ao seu redor, importantemente sua carreira.

Sim, é possível desviar do seu caminho a qualquer momento, pois uma oportunidade ou outra pode não levar a destinos iguais. Se tal decisão for tomada, ela deve ser consciente e temporária, pois eventualmente você deve ajustar sua jornada para realinhar e reapontar para seu destino – o único que e mais importante para você.

3 – Concordância

“Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos”

Quem deve concordar com quem?

Eu devo concordar com tudo que pode me trazer o que eu quero!

Como eu sei que sempre estou certo, o resto deve concordar comigo!

É muito improvável saber quem deveria concordar com quem, pois não somente há muitas variáveis a serem consideradas mas também o tempo que pode levar a tal descoberta.

Concordância começa comigo tendo a mente aberta e não prejulgar situações e pessoas. Com isso eu ouço e vejo neutralmente o que pode ser de meu interesse, consequentemente conseguindo processar os dados para deixar a minha intuição fazer o que faz de melhor – ser a minha bússola.

Nessa jornada, mudanças e alternância de rotinas devem ser consideradas, pois se o caminho tomado não é o ideal, uma nova rota deve ser traçada.

Por isso esses 3 Cs são tão importantes porque eles te ajudam a afinar e calibrar sua bússola, afinal, como posso seguir uma jornada se eu não sei aonde que ir?